Oi, gente!
Hoje começa uma série aqui no blog do CaJu na Estrada chamada "As belezas de São Paulo!". Toda terça-feira vamos postar uma dica de um lugar incrível para viajar no Estado de São Paulo. Para quem mora aqui na capital, como as meninas do CaJu, e gosta de viajar sem ir muito longe, nem gastando muito, encontrará aqui muitas dicas boas colocar o pé na estrada e conhecer os muitos destinos que o nosso estado oferece!
Nossa primeira dica é... Tananan... Ilhabela!
Conhecida como a Capital Nacional da Vela, a ilha conta com 42 praias sensacionais, muitas cachoeiras e picos surreais. Há muita prática de esportes náuticos (não só a Vela), inclusive mergulhos sob alguns pontos de naufrágio no mar a cerca.
Saindo de São Paulo, o percurso até o arquipélago de Ilhabela (sim, é um arquipélago!) dura cerca de três horas e meia. As rodovias são a Ayrton Senna (SP-070), que depois torna-se a Carvalho Pinto até o acesso para a Rodovia dos Tamoios (SP-099), que cruza a Serra do Mar e termina na praia de Caraguatatuba. Ao fim da Tamoios, é só seguir na avenida principal de Caragua e, principalmente, as placas que indicam a cidade de São Sebastião - de onde sai a balsa para Ilhabela. A fila de espera da balsa, durantes os fins de semana, é de cerca de 20 a 30min (é claro que, num feriado prolongado esse tempo cresce um pouquinho).
Chegando na ilha, há a única via principal que a contorna de lado a lado. É mais difícil se perder assim, pois os principais hotéis/pousadas e restaurantes da cidade estão nessa avenida (que possui nomes diferentes em cada trecho).
Vista da Pousada "Suítes de Charme Feiticeira".
O que o CaJu na Estrada recomenda em Ilhabela?
Praias: É difícil escolher uma só, sendo sincero. Uma praia é bem próxima da outra (em média são 500m). Quando o CaJu esteve por lá, ficamos hospedados entre a Praia da Feiticeira e Praia do Julião, dois pontos referências da ilha... E não é a toa! São praias incríveis, com mar calmo (mas não tanto), com muitas pedras e pontos incríveis para contemplação. Além dessas, também não posso deixar de citar a "Ilha das Cabras", principal point de mergulho do arquipélago.
Restaurantes: Quando estivemos na ilha, estava acontecendo o tradicional "Festival do Camarão" e, é claro, que marcamos presença. O festival ocorre todo ano, geralmente no mês de agosto ou setembro, e reúne mais de 30 opções de pratos com camarão. Com certeza recomendamos para quem gosta de frutos do mar, tudo é muito fresco e uma delícia! No centro histórico (que também é onde o Festival do Camarão é montado), há muitas opções de restaurantes - mas temos que admitir que o preço é um pouco mais salgado ali. O que recomendamos é que, se você estiver em uma pousada ou hotel, converse com funcionários e peça dicas de restaurantes mais afastados do centro. Nós encontramos uma padaria/lanchonete incrível (ou seja, boa e barata) pertinho da nossa pousada graças a recomendação da dona do local. Afinal, ninguém conhece melhor a ilha do que os moradores né?
Onde ficar: Bem, esse é um ponto difícil. Realmente o tarifário dos hotéis/pousadas da ilha são um pouco elevados, porém há possibilidade sim de conseguir um preço bom! O mais importante nessa questão é pesquisar bem um local que ofereça o que você precisa. Os sites como Booking, TripAdvisor, Hotel Urbanos, entre outros, ajudam muito na escolha da hospedagem perfeita, pois lá você tem acesso a tudo o que o local possui e oferece, a localização, ao preço e ainda conta com a opinião de outras pessoas que já tiveram a experiência. Nós ficamos em uma pousada chamada "Suítes de Charme Feiticeira", que encontramos no site Booking. Nossa estadia foi excepcional, o preço não era tão alto e a localização da pousada era simplesmente divina. Quando chegamos lá, até nos surpreendemos! A vista do deck da piscina é uma das mais lindas que já vi - principalmente durante o pôr-do-sol. Então, nossa dica é: procure nos sites, pesquise e encontre algo que satisfaça suas necessidades!
Artesanato: É um hábito comum dos turistas sempre buscarem "uma lembrancinha" da viagem. No caso de Ilhabela, nas ruas do centro histórico existem várias lojas de artesanato com diferentes opções! Há uma grande procura de barcos a vela em miniatura, alguns são muito trabalhados e podem custar até R$ 600,00.
Enfim, essas são algumas dicas e relatos da nossa experiência na ilha. O que podemos complementar é que ficamos apaixonados pelo lugar! Definitivamente não dá vontade de voltar para São Paulo. É um destino próximo a capital e ainda assim parece que você está em outro planeta! Sem dúvidas, Ilhabela vale a pena de se "turistar".
É isso, pessoal! Quem tem dicas de lugares ou dúvidas, escreva pra gente aqui nos comentários ou envie um e-mail para vruumproducoes@gmail.com!
Um beijo grande,
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário